História do Karatê
História do Karatê
Karatê
ou Karatê-do é uma forma de budo (caminho do guerreiro). Arte marcial japonesa
que tem a sua origem em Okinawa e foi introduzida nas principais ilhas do
arquipélago japonês em 1922. O Karatê enfatiza as técnicas de ataque (i.e.
socos e pontapés) ao invés das técnicas de luta corpo-a-corpo.
A
prática do Karatê pode ser dividida em três partes principais: kihon, kumite e
kata.
Kihon é o estudo dos
movimentos básicos.
Kumite significa luta e pode
ser executada de forma definida ou de forma livre (randori).
Kata significa forma e é
uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa em sequências fixas
de movimentos.
História
Originalmente
a palavra Karatê era escrita com os ideogramas (Tang e mão) referindo-se a
dinastia chinesa Tang ou, por extensão, mão chinesa refletindo a influência
chinesa neste estilo de luta. Atualmente o significado mais comum destes
ideogramas é o de mão vazia. Karatê-do significa portanto caminho da mão vazia.
O Karatê é provavelmente uma mistura de uma arte de luta chinesa levada até
Okinawa por mercadores e marinheiros da província de Fujian com uma arte
própria de Okinawa. Os nativos de Okinawa chamam este estilo de te, mão. Os
estilos de Karatê de Okinawa mais antigos são o Shuri-te, Naha-te e Tomari-te,
assim chamados de acordo com os nomes das três cidades em que eles foram
criados.
Em
1820 Sokon Matsumura fundiu os três estilos e deu o nome de shaolin (em chinês)
ou shorin (em japonês), que são as diferentes pronúncias dos ideogramas
(pequeno e bosque). Entretanto os próprios estudantes de Matsumura criaram
novos estilos adicionando ou subtraindo técnicas ao estilo original. Gichin
Funakoshi, um estudante de um dos discípulos de Matsumura, chamado Anko Itosu,
foi a pessoa que introduziu e popularizou o Karate nas ilhas principais do
arquipélago japonês.
O Karatê
de Funakoshi originou-se da versão de Itosu do estilo shorin-ryu de Matsumura
que é comumente chamado de shorei-ryu. Posteriormente o estilo de Funakoshi foi
chamado por outros de shotokan. Funakoshi foi o responsável pela mudança na
forma de escrever o nome desta arte marcial. Sendo esta a forma que encontrou
para que o Karatê fosse aceito pela organização de budo Dai Nippon Butokai, já
que numa época de ascensão do nacionalismo japonês era importante não fazer com
que o Karatê parecesse uma arte de origem estrangeira, como a maneira antiga de
escrever implicava.
O Karatê
foi popularizado no Japão e introduzido nas escolas secundárias antes da
Segunda Guerra Mundial.
Como
muitas das artes marciais praticadas no Japão, o Karatê fez a sua transição
para o Karatê-do no início do século XX. O do em Karatê-do significa caminho,
palavra que é análoga ao familiar conceito de tao. Como foi adoptado na moderna
cultura japonesa, o Karatê está imbuído de certos elementos do zen budismo,
sendo que a prática do Karatê algumas vezes é chamada de “zen em movimento”. As
aulas frequentemente começam e terminam com curtos períodos de meditação.
Também a repetição de movimentos, como executado no kata, é consistente com a
meditação zen pretendendo maximizar o autocontrole, a atenção, a força e
velocidade, mesmo em condições adversas.
A
modernização e sistematização do Karatê no Japão também incluiu a adopção do
uniforme branco (dogi ou keikogi) e de faixas coloridas indicadoras da
graduação alcançada pelo aluno, ambos criados e popularizados por Jigoro Kano,
fundador do judo. Fotos de antigos praticantes de Karatê de Okinawa mostram os
mestres em roupas do dia-a-dia.
A Origem do Tigre
Shotokan
Se
nos depararmos, pelo menos os praticantes de karaté shotokan, com o
símbolo do tigre reproduzido na imagem acima, logo reconhecemos que é o tigre
do estilo Shotokan.
Tal
como alguns de vós, já me interroguei sobre a origem deste símbolo, daí ter
pesquisado na Internet sobre a sua origem e significado.
Segundo
as referências encontradas, o tigre foi pintado por um grande artista
japonês, Hoan Kosugi. Este artista é considerado um dos maiores
impulsionadores do karatê no Japão, tendo sido uma das pessoas
que convencerão o mestre Funakoshi a transmitir os seus
conhecimentos sobre esta arte.
Hoan
Kosugi não
só convenceu o mestre Funakoshi a ensinar Karaté, mas também o
levou a escrever um livro para que deste modo os seus conhecimentos ficassem
registados. É na sequência deste livro, “Karatê-Do Kyohan”, que Kosugi
pinta o tigre [Toro (tigre) No Maki (rolo ou enrolado)], o qual é oferecido ao
grande mestre para servir de ilustração na capa do seu livro representando
força e coragem.
Para
finalizar as letras junto à cauda do tigre, que muitos se interrogam sobre o
seu significado, são a assinatura do artista. Espero que assim tenha “matado a
curiosidade” a alguns de vós.
OSS!!
Estilos do Karatê
No Karatê
existe um número muito grande de estilos e escolas. Os mais conhecidos atualmente
são: Shotokan-ryu, Goju-ryu, Wado-ryu (caminho da paz) e Shito-ryu. Todos eles
criados na primeira metade do século XX. O Kyokushin (verdade final) é outro
estilo muito popular, apesar de mais recente. Além desses, existem: Shaolin,
Shobayashi, Matsubayashi-ryu, Kobayashi-ryu, Matsumura Seito e Matsumura
Motobu. Destes originaram-se estilos como o Chito-ryu, Shorinji-ryu (Kempo),
Shorei-ryu. Outros estilos importantes incluem o Seido, Uechi-ryu, Shudokan,
Shukokai, Isshin-ryu e Shindo jinen-ryu. Alguns mestres do Karatê criaram
estilos que são a combinação de vários estilos, um exemplo seria o JIKC
(Japanese International Karatê Center).
Assim,
é possível relacionar a seguinte lista de estilos:
- Chito-ryu
- Goju-ryu
- Isshin-ryu
- Kenyu-ryu
- Kobayashi-ryu
- Kyokushin (verdade final)
- Kyokushinkai
- Matsubayashi-ryu
- Matsumura Seito
- Matsumura Motubu
- Seido
- Shorin-ryu
- Shindo jinen-ryu
- Shito-ryu
- Shobayashi
- Shorei-ryu
- Shotokan
- Shotokai
- Shorinji-ryu (Kempo)
- Shudokan
- Shukokai (uma via para todos)
- Ueshi-ryu
- Wado-ryu (caminho da paz)
O
estilo de Karatê Shotokan é caracterizado por posturas que dão estabilidade e
força aos movimentos. No outro extremo temos o Wado-ryu que dá preferência a
movimentos rápidos e subtis (conhecidos como tai sabaki) que permitem ao
praticante esquivar-se de ataques e promover rápidos contra-ataques. O estilo
Wado-ryu foi introduzido no ocidente por Tatsuo Suzuki. O estilo Shito-Ryu é
basicamente o resultado da combinação das características do estilo duro-linear
do SHURI-TE de Yasutsune “Anko” Itosu com estilo mais suave-circular do NAHA-TE
de Kanryo Higashionna.
No
Japão moderno existem duas correntes principais de Karatê : os estilos de Karatê
tradicional como o Shotokan, Goju-ryu, Wado-ryu e Shito-Ryu, assim chamados
porque foram os primeiros, todos fundados antes da II Guerra Mundial, e os
estilos de Karatê Full Contato como o Kyokushin-kaikan fundado por Masutatsu
Oyama. O Karatê Full Contato é assim denominado porque neste estilo é
enfatizado a quantidade de danos causados ao oponente ao invés da qualidade da
técnicas demonstradas. A maioria dos estilos de Karatê Full Contato tem a sua
origem no estilo Kyokushin.
O Karatê Como
Desporto
O Karatê
também pode ser praticado como uma modalidade de competição, muito embora não
possua status de desporto olímpico como o Judo e o Taekwondo. Isto deve-se ao
facto de não haver uma organização centralizadora para o Karatê, assim como não
existem regras uniformes entre os diversos estilos. A competição pode ser tanto
de kumite como de kata e os competidores podem participar individualmente ou em
grupo.
Na
competição de kata os pontos são concedidos por cinco juízes, de acordo com a
qualidade da performance do atleta de maneira análoga à ginástica olímpica. São
critérios para uma boa performance a correta execução dos movimentos e a
interpretação pessoal do kata através da variação de velocidade dos movimentos
(bunkai). Quando o kata é executado em grupo (por norma três atletas) também é
importante a sincronização dos movimentos entre os componentes do grupo.
No
kumite dois oponentes enfrentam-se por cerca de dois a cinco minutos. Os Pontos
são concedidos tanto pela técnica quanto pela localização em que os golpes são
desferidos. As técnicas permitidas e os pontos permissíveis de serem atacados
variam de estilo para estilo. Além disto o kumite pode ser de semi-contacto
(como no Shotokan) como de contato direto (como no Kyokushinkai).
O Código Ético do Karatê
Federação
Mundial de Karatê
O
Karatê é fundamentalmente BUDO e assim sendo, o seu código ético é inspirado
pelo do BUSHIDO. Neste código, a honra e a lealdade são dois dos seus
princípios mais importantes. Mas, não menos significativos, temos também:
justiça, coragem, bondade e benevolência, sinceridade, correção e respeito,
humildade e modéstia e especialmente autocontrolo em todas as circunstâncias.
Estes
valores são necessários para a vida em comunidade. No entanto, apesar de
representarem a arquitetura espiritual do Homem, tendem a desaparecer nas
sociedades modernas. Assim, a primeira grande missão de qualquer Cinto Negro é
a de renovar estes princípios, tornando-os vivos com o seu comportamento
exemplar.
HONRA
- MEIYO
A
dignidade fatal. Sem honra não poderá haver combate. Tudo depende disto.
Significa possuir e respeitar o código ético de forma justa e dignificante.
"A
honra é a poesia do dever." /Alfred de Vigny/
LEALDADE
- CHUJITSU
A
honra não pode ser usada sem sinceridade para com determinados ideais e para
com as pessoas que a possuem. Ela é imprescindível para cumprirmos a nossa
obrigação e mantermos a nossa palavra.
"A
lealdade é necessária no bem-estar, é imprescindível na desgraça."
/Seneca/
SINCERIDADE
- SEIJITSU
A
lealdade necessita de sinceridade nas nossas palavras e ações, porque a intimidade
não pode existir sem ela. A mentira e a ambiguidade produzem a suspeita que é
fonte de disputas e rixas.
A
saudação no Karaté é uma expressão desta sinceridade. Ela é um sinal daquele
que não oculta os seus ideais e sentimentos e consegue ser ele próprio.
"As
palavras sinceras não são elegantes, as palavras elegantes não são
sinceras." /Lao c’/
CORAGEM
- YUUKI
A
força de espírito que nos faz resistentes ao perigo e sofrimento, chama-se
coragem. Significa respeitar, sob todas as circunstâncias, tudo o que nos possa
parecer bem e ser capaz de ultrapassar os nossos receios e medos. Valentia,
entusiasmo e, sobretudo, vontade, são pilares de coragem.
"É
preferível viver um dia como um leão do que 100 anos como um carneiro."
/provérbio/
BONDADE
e BENEVOLÊNCIA - SHINSETSU
A
bondade e a benevolência são sinais de coragem e revelam um alto grau de
humanismo. Dispõem-nos num estado de espírito que nos conduz à ajuda mútua e
com a atenção dirigida aos outros, ao futuro, ao ambiente e ao respeito pela
vida.
"A
benevolência encontra-se no caminho dos deveres" /Mencius/
MODÉSTIA
e HUMILDADE - KEN
A
bondade e benevolência não podem ser expressas sem moderação na auto avaliação.
A única garantia de modéstia é a capacidade de ser humilde, sem orgulho ou
vaidade. Quer dizer, ser autêntico e real sem falsas imagens de si mesmo.
"Se
os rios e os mares imperam sobre todos os riachos, é só porque eles se mantêm
abaixo do nível destes." /Lao c’/
JUSTIÇA
- TADASHI
Justiça
significa seguir e cumprir deveres e nunca se afastar deles ou deixá-los.
Lealdade, honra e sinceridade são pilares da justiça, capacitando-a de sensatez
para as decisões correctas.
"Ninguém
perderá no caminho correto" /Goethe/
RESPEITO
- SONCHOO
A
justiça evoca o respeito aos olhos daqueles que nos rodeiam. Caracteriza a
capacidade de tratar as pessoas e as coisas com consideração, não olhando à sua
idade, mérito ou religião.
Correção
no comportamento é expressão do respeito pelos Homens sem reparar nas suas
riquezas, fraquezas e posição social.
Etiqueta
e cerimonial são a expressão do respeito e da correção.
"Aquele
que não respeita a Deus e a si próprio, embora respire, não vive."
/Provérbio Sânscrito/
AUTO-CONTROLO
- SEIGO
Esta
deveria ser a característica incondicional de todos os Karatecas. Significa o
perfeito controlo do nossos instintos e sentimentos, sendo um dos alvos na
prática de uma Arte Marcial. Além de tudo mais, os nossos sucessos estão
dependentes disso. O dever e a honra na moral tradicional estabelecida para o Karatê-Do,
são a base para conseguir esta perfeição.
"Um
lago reflete as estrelas melhor do que um rio." /Th. Jouffroy/
Katas do Estilo
Shotokan
- HEIAN SHODAN - PAZ(hei) e TRANQUILIDADE(an) - Primeiro
- HEIAN NIDAN - PAZ e TRANQUILIDADE - Segundo
- HEIAN SANDAN - PAZ e TRANQUILIDADE - Terceiro
- HEIAN YONDAN - PAZ e TRANQUILIDADE - Quarto
- HEIAN GODAN - PAZ e TRANQUILIDADE - Quinto
- TEKKI SHODAN - CAVALEIRO de FERRO (tetsu=ferro, Ki=cavaleiro)
- Primeiro
- TEKKI NIDAN - CAVALEIRO de FERRO - Segundo
- TEKKI SANDAN - CAVALEIRO de FERRO - Terceiro
- BASSAI DAÌ - ROMPER a FORTALEZA - Longo
- KANKU DAÍ - CONTEMPLAR o CÉU (Kan=olhar,ku=nada,vazio, céu)
- Longo
- jutte/JITTE - DEZ MÃOS (ju-dez,te=mão)
- HANGETSU - MEIA LUA (han=metade, meio, guetsu=lua)
- ENPI - VÔO da ANDORINHA (en=pássaro, pi=vôo)
- GANKAKU - GROU SOBRE a ROCHA (gan=rocha, kaku=a garça
sobre)
- JION - AMOR e GRATIDÃO (ji=amor universal, delicado,
gentil; on=amor, benevolência, bondade)
- BASSAI SHO - ROMPER A FORTALEZA - Curto
- KANKU SHO - CONTEMPLAR o CÉU - Curto
- CHINTE - MÃOS ESTRANHAS (chin=estranho, esquisito,
te=mão)
- UNSU - MÃOS DE NUVENS (un=nuvem, su=mão)
- SOCHIN - PAZ INABALÁVEL (so=robusto, vigor, enérgico,
chin=suprimir, ficar calmo)
- NIJUSHIHO - 24 PASSOS/MOVIMENTOS
- GOJUSHIHO DAÍ - 54 PASSOS - Longo
- GOJUSHIHO SHO - 54 PASSOS - Curto
- MEIKIO - ESPELHO LIMPO (mei=claro,kyo=espelho)
- JIIN - AMOR PROTECÇÃO (ji=amor universal, delicado,
gentil, in=sombra)
- WANKAN - COROAÇÃO DO REI (wan=rei, Kan=corvo)
Cinco Preceitos do
Karaté
Preceito
do Lat. Praeceptu : regra de proceder; determinação;
ensinamento; norma; doutrina;
Dojo
Kun DOJO
é local de treino, local onde se procura alcançar o equilíbrio (físico +
espiritual) através da prática do Karatê-do. Os Dojos de Karaté possuem regras
(lemas= "kun") que são preceitos (regra de proceder – máximas)
práticos (influência Confucionista) que devem guiar o karateca até ao
autocontrole.
O
karateca deverá tê-los em mente todos os dias ao iniciar e terminar os treinos:
- HITOTSU-JINKAKU KANSEI NI
TSUTOMURU KOTO Esforçar-se
para formação do carácter
- HITOTSU-MAKOTO NO MICHI O
MAMORU KOTO Fidelidade ao verdadeiro
caminho da razão
- HITOTSU-DORYOKU NO SEISHIN O
YASHINAU KOTO Criar o
intuito de esforço
- HITOTSU-REIGI O OMONZURU
KOTO Respeitar acima de tudo
- HITOTSU-KEKKI NO YU O
IMASHIMURU KOTO Conter o espírito de
agressão
Vocabulário:
- DOJO (DOUJOU) - local onde se pratica uma arte marcial;
academia
- KUN - mandamento; obrigação
- HITOTSU - um; uma unidade
- JINKAKU - carácter; personalidade
- KANSEI - formação; conclusão; término; acabamento
- TSUTOMURU - esforçar-se; empenhar-se; tentar arduamente
- MAKOTO - verdade; sinceridade; honestidade
- MICHI - caminho
- MAMORU - obedecer; respeitar; guardar; cumprir; defender
- DORYOKU - esforço; empenho
- SEISHIN - espírito; alma; vontade; intenção; mentalidade
- YASHINAU - alimentar; sustentar; manter; criar
- REIGI - etiqueta; cortesia; civismo; boa educação;
respeito
- OMONZURU - respeitar; ter muita consideração em; apreciar;
estimar; venerar; honrar
- KEKKI (KE'KI) - impetuosidade; arrebatamento; violência
- YU (YUU) - vigor; coragem
- IMASHIMURU - repreender; proibir; reprimir; conter
- KOTO - sufixo que transforma a expressão numa ordem
Preposições NI - para NO – de,
do, da O (WO) - indica objeto direto
Vocabulário no Dojo
Números
1 –
ichi;
2 – ni;
3 – san; 4 – yon ou shi;
5 – go; 6 – roku; 7 – nana ou shichi;
8 – hachi;
9 – kyu ou ku;
10 – ju;
20 – niju;
30 – sanju;
100 – hyaku
2 – ni;
3 – san; 4 – yon ou shi;
5 – go; 6 – roku; 7 – nana ou shichi;
8 – hachi;
9 – kyu ou ku;
10 – ju;
20 – niju;
30 – sanju;
100 – hyaku
Contadores (em abstracto, “coisas”)
1 –
Hitotsu;
2 – Futatsu;
3 – Mittsu;
4 – Yottsu;
5 – Itsutsu;
2 – Futatsu;
3 – Mittsu;
4 – Yottsu;
5 – Itsutsu;
Outros contadores
-
hon (variados tipos de objetos, sobretudo redondos e finos, mas também técnicas
ou grupos de técnicas, sessões de prática, etc. )
1 – Ippon;
2 – Nihon;
3 – Sanbon;
4 – Yohon;
5 – Gohon;
6 – Roppon;
7 – Nanahon;
8 – Happon;
9 – Kyuhon;
10 – Juppon;
1 – Ippon;
2 – Nihon;
3 – Sanbon;
4 – Yohon;
5 – Gohon;
6 – Roppon;
7 – Nanahon;
8 – Happon;
9 – Kyuhon;
10 – Juppon;
- Age – Acção de erguer, levantar
- Ai hanmi – Posição relativa de dois praticantes, com a
mesma perna à frente
- Aikido – Literalmente: via da harmonização da energia
- Ashi – Perna, pé
- Ashi barai – Varrimento com o pé
- Atama – Cabeça
- Atemi – Batimento
- Awase – Combinação, junção, harmonização
- Ayumi – Andamento
- Barai – Varrimento
- Bo – Pau longo
- Bojutsu – Técnicas de bastão
- Bokken – Sabre de madeira
- Bu, Bushi – Guerreiro
- Budo – Via do guerreiro, artes marciais
- Chi – Palavra chinesa para energia vital, o mesmo que
“Ki”
- Chudan – Nível médio (do pescoço até à cintura)
- Dachi – Posição
- Dai – Grande
- Dan – Nível, grau (cinto negro)
- Do – Via, caminho
- Dojo – Local de treino de Budo
- Embusen – Diagrama de uma kata
- Empi – Cotovelo, o mesmo que “hiji”
- Fumi – Esmagar
- Gasho – Juntar as mãos à frente da cara para fazer
saudação (Zen, Mokuzo, etc.)
- Gedan – Nível baixo (da cintura para baixo)
- Geri – Pontapé
- Gi – Fato para a prática de Budo composto de Uwagi
(casaco), Zubon (calça) e Obi (cinto)
- Go-no-sen – Táctica de deixar o oponente atacar primeiro
para contra-atacar
- Gyaku – Contrário, inverso
- Hajime – Iniciar, começar
- Hakama – Calça larga usada sobre o gi nas artes marciais
tradicionais (Kyudo, Kendo, Iaido, Aikido, etc.)
- Happo – Oito direções
- Hara – Abdómen
- Heiko – Paralelo
- Henka – Mudança (de posição)
- Hidari – Esquerda
- Hiji – Cotovelo
- Hiki-te – Recuo do punho até à anca
- Hiza – Joelho
- Ho – Direção, sentido, método
- Horan-no-kamae – Posição de início de alguns katas em que a mão
cobre o punho fechado
- Ippon – Um (ponto, passo, ataque, etc.)
- Ippon-kumite – Exercícios com parceiro com 1 ataque 1 defesa
- Irimi – Movimento de entrada (no círculo do adversário)
- Jitsu (jutsu) – Técnica
- Jiyu – Livre
- Jiyu-ippon-kumite – Combate livre (controlado) com um só ataque
- Jiyu-kumite – Exercícios controlados com parceiro em que as
formas de combate são livres
- Jo – Alto
- Jodan – Nível alto (do pescoço para cima)
- Joseki – Lado superior, lugar de honra (no dojo, a
parede sul, à direita da parede principal)
- Ju – Suavidade, suave
- Judo – Via da suavidade
- Ju-kumite – Combate em suavidade
- Kagi, Kake – Gancho, enganchar
- Kaisho-waza – Técnicas com mão aberta
- Kakato – Calcanhar
- Kamae – Posição de defesa
- Kamaete – Ordem para tomar a posição
- Kamiza – Parede principal do dojo, do lado este, onde se
encontra o Tokonoma
- Kara – Vazio
- Karada – Corpo, o mesmo que “tai”
- Karate-do – A Via das mãos vazias
- Kata – Forma de treino, com ou sem parceiro, com
sequências de técnicas predeterminadas
- Katana – Espada
- Keage – Movimento ascendente rápido
- Keiko – Treino
- Kekomi – Movimento penetrante
- Ken – Sabre, espada
- Kendo – Arte da esgrima japonesa
- Keri (Geri, em composição) – Pontapé
- Ki – Energia, força vital, espírito
- Kiai – Exteriorização da energia através de grito
- Kihon – Técnicas de base
- Kime – Concentração de energia física e mental,
decisão
- Kiritsu – Levantar
- Ko – Pequeno, posterior
- Kohai – Praticante mais novo, o contrário de Sempai
- Kokoro – Espírito, coração
- Kokyu – Força respiratória
- Koshi (goshi, em composição) – Anca
- Kote – Pulso
- Kumite – Combate
- Kuzushi – Desequilíbrio
- Kyu – Grau de aluno
- Kyusho – Pontos vitais
- Maai – Distância correcta
- Mae – Frente
- Maki – Enrolar
- Maki-komi – Técnica de Judo que consiste em projetar o adversário
por meio de enrolamento
- Makiwara – Alvo tradicionalmente de palha enrolada para
treino de Karatê-do ou Kyudo
- Mawashi – Movimento circular
- Midale – Método de treino de Karatê-do que consiste em
ataques e esquivas contínuas
- Migi – Direita
- Mokuso – Literalmente: não pensar. Atitude de concentração
executada durante o cerimonial de início e final da prática de Budo
- Morote – Ambas as mãos
- Nage waza – Técnicas de projeção
- Neko – Gato
- Nobashi – Extensão, ação de esticar
- Nukite – Ataque com os dedos juntos e esticados
- O – Grande
- Okuri – Deslizar
- Osae – Imobilização
- Otagai-ni-rei – Saudação mútua
- Otoshi – Movimento de cima para baixo
- Randori – Combate livre
- Rei – Saudação
- Reigi – Etiqueta, regras de conduta
- Ritsu-rei – Saudação de pé
- Ryo – Ambos
- Ryu – Estilo, escola
- Sabaki – Esquiva
- Sai – Arma em forma de tridente originária de Okinawa
- Samurai – Guerreiro japonês
- Sanbon-Kumite – Combate com três ataques
- Sasae – Sustentar, suportar
- Seiza – Sentar na posição de joelhos
- Sempai – Aluno mais graduado, mais antigo
- Sen-no-sen – Antecipação
- Sensei – Professor
- Sensei-ni-rei – Saudação ao professor
- Sensei-ni-taishi-rei – Saudação em direção ao professor
- Shihan – Professor de grau elevado
- Shiho – Quatro direções
- Shikko – Andar na posição de joelhos
- Shimoza – Parede oeste do dojo, oposta ao Kamiza, onde se
sentam os alunos
- Shimoseki – Parede norte do dojo, onde podem ficar os
assistentes não praticantes
- Shin – Espírito
- Shinai – Espada de bambu usada na prática de Kendo
- Shisei – Posição, postura
- Shizentai – Posição natural do corpo, de pé
- Sho – Pequeno
- Shomen – De frente
- Shomen-ni-rei – Saudação para a parede principal do dojo
- Shomen-ni-taishi-rei – Saudação em direção à parede principal do dojo
- Shuto – Sabre da mão (lado do dedo mínimo)
- Sokuto – Sabre do pé, lado do dedo mínimo
- Soto – Exterior
- Sumo – Luta tradicional japonesa
- Sutemi – Abandono do corpo; técnicas em que o executante
se deixa cair para projetar o adversário
- Tai – corpo, o mesmo que “karada”
- Tai-sabaki – Esquiva do corpo
- Tanto – Punhal
- Tatami – Tapete japonês que cobre o chão, e onde se
pratica Judo e Aikido
- Tate – Vertical
- Te – Mão
- Tettsui – Parte lateral exterior do punho
- To – Distante, longe
- Tobi – Saltar
- Tokui – Mais forte
- Tokui-waza – Técnica mais forte, favorita
- Tomari-te - Técnicas de combate originárias de Tomari - Okinawa
- Tomoe – Circular
- Tonfa – Instrumento agrário usado em técnicas de
combate populares
- Tori – O que ataca, o que executa
- Tsuki – Soco, murro
- Tsukuri – Contato, segunda fase de execução de uma
técnica de Judo
- Uchi – Interior
- Ude – Braço, antebraço
- Uke – O atacante, na prática a dois; o que executa a
queda
- Ukemi – Queda, enrolamento
- Ura – Movimento realizado rodando; as costas do
adversário
- Uraken – Costas da mão
- Ura-mawashi – Pontapé circular para trás
- Ushiro – Atrás, para trás
- Wakizashi – Espada mais curta
- Waza – Técnica
- Yakosoku – Combinado, sem resistência
- Yame – Parar
- Yasume – Ordem de descontrair
- Yoi – Ordem de atenção
- Yoko – de lado, lateral
- Zanshin – Atitude de concentração
- Za-rei – Saudação em seiza
- Zempo – Em direção frontal
- Zen – Frente
- Zen – Disciplina japonesa, uma das correntes do
Budismo