segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Código de Conduta do Dojo


O Dojo é um lugar onde se pode praticar Karatê. Portanto, é importante respeitar o ambiente do Dojo e as pessoas que nele praticam Karatê.
• Não é permitido falar ou conversar durante os treinos.
• É proibido correr no Dojo até ordem em contrário.
• Não é permitido comer ou mascar pastilhas elásticas no Dojo.
• Todos os alunos devem usar um Gi (vulgarmente conhecido como Kimono ).
• O Gi deve estar limpo, sem buracos, sem nódoas, etc.
• Por baixo do casaco do Gi pode-se usar uma t-shirt, unicamente de cor branca.
• Os praticantes devem treinar descalços, a menos que exista um problema de saúde que os obrigue a treinar calçados. Neste caso, deve-se avisar o Sensei e colocá-lo ao corrente do problema para então se chegar a uma conclusão quanto ao tipo de calçado a usar.
• Chapéus, óculos de sol, pulseiras, relógios, brincos, anéis ou colares não são permitidos durante os treinos, pela segurança do próprio aluno e da dos outros. Não é permitido o uso de fitas para a cabeça, mas, se em último caso for necessário o uso de uma para absorver o suor, é aconselhada uma pequena fita branca e que não contenha nós de espécie alguma.
• Todos os praticantes devem manter sempre as unhas das mãos e dos pés cortadas para a sua própria segurança e da dos outros.
• Respeitar, Respeitar e Respeitar, é um pensamento contínuo no Dojo.
• Não deve haver conflitos do Ego no Dojo. O Dojo de Karatê não é ringue de competição de vaidade.
• A insolência jamais será tolerada, devemos ter consciência de nossas limitações.
• É da responsabilidade e dever de todos manter o Dojo limpo, de preferência, deve ser varrido diariamente.
• Quando apertar a mão aos Senseis, deve fazê-lo sempre com as duas mãos em sinal de profunda gratidão pelos ensinamentos que você recebe.
• Nunca pare com os braços cruzados ou com as mãos apoiadas nos quadris, quando estiver dentro do Dojo , e muito menos na frente de algum Sensei ou Senpai.
• Quando andar na rua com o Sensei, mantenha-se um pouco atrás. Evite andar na frente dele. Caminhe ao seu lado, no caso de ele estar a conversar consigo, enquanto andam. Faz parte de a tradição japonesa o discípulo andar atrás do mestre.
• Quando estiver na mesa com o seu Sensei, ou colegas mais experientes que você, espere que eles comecem a comer primeiro, como sinal de respeito.
Antes de se entrar no Dojo, deve-se fazer a saudação, bem como à saída do Dojo. Também é costume fazer-se a saudação ao Sensei para se pedir licença para entrar ou sair. No caso de o Sensei não estar presente, faz-se a saudação ao aluno mais graduado ( Senpai ). Também se faz a saudação quando se começa a praticar alguma técnica com um parceiro.

Os Traços da Gola

  Os Traços da Gola Outro dia peguei um velho uwagi (parte de cimo do kimono de karatê) que há muitos anos repousava guardado entre lembr...