O cerimonial do treino do Karate-do
Tudo começa pelo cerimonial, Rei, em japonês e sem o qual, não é possível adquirir o estado de espírito necessário.Encontramos uma grande importância no cerimonial. Permite-nos estar em harmonia com o Espírito dos Grandes Mestres que nos precederam no estudo da Via (DO).Não aprender somente as práticas exteriores, mas também compreender o espírito e as razões profundas do cerimonial, é um dos grandes objetivos da prática das Artes Marciais.A saudação no Japão executa-se de duas formas diferentes: uma, simples e natural, (Ritsurei), a outra, (Zarei), mais cerimoniosa. Elas são, contudo, o reflexo exato da cortesia nipônica.
Ritsurei – saudação de pé.
Uma simples inclinação do tronco, vergando a linha vertical da nossa postura ereta, pés juntos, os braços ao longo do corpo. (As mulheres pousam as mãos diante das coxas).Inclina-se para a frente, pela região lombar, mantendo o tronco direito, num ângulo de uns trinta graus. Marca-se um ligeiro tempo de espera, cerca de três segundos, e volta-se à posição inicial.Esta é, geralmente, a saudação mais empregue em toda a nossa vivência de karatecas, (Karateca = praticante de Karatê). Quando se entra ou se sai de um Dojo, saúda assim, o lugar de prática, o Sensei, e todos aqueles que lá se encontrarem. Executa-se igualmente quando se finda uma seqüência de exercícios, agradecendo deste modo, os conhecimentos transmitidos pelo Sensei. É executada de igual modo, sempre que se convida alguém para treinar, sendo esta uma forma de deferência e de agradecimento pelo nosso companheiro de treino.
Zarei – saudação de joelhos.
É a mais cerimoniosa das saudações nipônicas e processa-se do seguinte modo:
1. – De pé, pés juntos, tronco sempre direito, começa-se por dobrar os joelhos, os quais, devem distar cerca de noventa graus entre si, ficando-se de cócoras, porém, com o tronco direito, (posição japonesa de sonkyo-sameto).2. – Nesta posição, pousa-se, primeiramente, o joelho esquerdo, (esquerdo, símbolo de honra), e também porque, historicamente, o Samurai tinha de ter sempre o seu sabre disponível, pronto a intervir...3. – Seguidamente, coloca-se o joelho direito, a uma distância de dois punhos cerrados, entre si, (as mulheres mantém os joelhos unidos), e assim nos sentamos sobre pernas e pés, os quais, devem estar sobrepostos, o direito sobre o esquerdo, e os calcanhares a servirem de almofada; as mãos pousam sobre as coxas, de palmas para baixo.4. – Depois de assumida a posição, deve-se primeiramente colocar a mão esquerda no chão, pelos mesmos motivos já apresentados, e à frente, entre os joelhos, seguida pela mão direita e ao lado da esquerda. As mãos devem estar, com os dedos unidos, e juntas, por forma a perfazerem um triângulo, cujo vértice deve estar direcionado para a frente.5. – De seguida, procede-se como na saudação anterior, fletindo-se o tronco num ângulo de uns trinta graus.Esta cerimoniosa saudação é, sobretudo, empregue no princípio e no fim de uma aula. Mestres e alunos testemunham, assim, o seu respeito mútuo.
Toda a saudação se deve fazer com calma e seriedade, sem pressas.Convém verificar, antes de iniciar cada saudação, a correção do fato (Gi): as calças corretamente atadas, o casaco bem fechado, o cinto (Obi) amarrado, bem ao centro (Hara) do abdômen (Seika-Tanden), e com as pontas de igual tamanho entre si.Analisamos já, os diferentes tipos de saudação e a sua execução, assim como, as circunstâncias em que são empregues.Debrucemo-nos agora, e detalhadamente, sobre o cerimonial coletivo, executado, antes e depois, de um treino de Karate-do.
Antes, quando o Sensei diz «Hajime mashô» (Vamos começar!):
1º. – O aluno mais velho da classe, (Senpai), dá a voz de «Segatsu», isto é, (Alinhar).Nessa altura, os karatecas alinham de pé, do lado «Shimoza», voltados para o «Kamiza», dispostos por graduações no sentido longitudinal do Dojo, ficando, o praticante mais novo da classe, (Kohai), numa extremidade do Dojo, e o Karateca mais velho, o Senpai, na outra, em Shimoseki.De salientar que, durante o alinhamento, e à voz de «Ki otsuke» (Arranjar o fato), os karatecas devem assumir uma postura correta, de pernas unidas, com o Gi (fato) e o Obi (cinto) devidamente compostos;2º. - O Sensei coloca-se no Kamiza, virado para a frente, para o Tokonoma, e será ele o primeiro a assumir a posição de Zazen, como indicação de que o cerimonial se iniciou;3º. - Dá-se a voz de «Seza» (Ajoelhar), e todos os praticantes deverão assumir a mesma posição;4º. - Segue-se a voz de «Mokuso» (Meditar / Concentrar), para uma breve libertação e concentração da mente.Durante este período, os karatecas deverão abstrair-se das preocupações exteriores ao Dojo e disponibilizarem-se para o treino.5º. - Após este período de reflexão, à voz de «Mokuso Yame» (Parar de meditar), dá-se a voz de «Shomen ni Rei» (Saudação para a frente).É o momento para todos os karatecas, incluindo o Sensei, fazerem a saudação, supostamente, à Entidade Suprema, ao Grande Mestre (Shihan), à própria arte em si, como sinal de respeito;6º. - Seguidamente, á voz de «Sensei ni Rei» (Saudação para o Mestre), e depois deste se voltar para os alunos, simultaneamente, alunos e Mestre, cumprimentam-se entre si;7º. - Se o Senpai estiver presente, em Shimozeki, seguir-se-á a voz de «Hidari mite» (Olhar para a esquerda), em que todos se devem virar para Shimozeki, em diagonal, e à voz de «Senpai ni Rei» (Saudação para o Senpai), estes cumprimentam-se entre si;8º. - Terminado o cerimonial em Zarei, o Sensei levanta-se, dando indicação ao Senpai, à voz de «Tate Kudassai» (Por favor, levante-se), para que se levante também, sendo depois a vez dos restantes praticantes, os quais, levantar-se-ão, calma e serenamente. por ordem crescente;9º. - Quando todos os Karatecas estiverem de pé, após o cerimonial, soará uma última voz «Otaiga ni Rei» (Saudação para todos), e todos voltam a fazer uma saudação entre si.
Depois dos exercícios finais, o Sensei dará por terminada a aula à voz de «Sore Made» (Acabou).
1º. – Nessa altura, dá-se a voz de «Segatsu» (Alinhar), como em "Antes 1º.", indicando a altura para todos os karatecas alinharem para o cerimonial final;2º. – (Segue-se-lhe a mesma ordem que em "Antes 2º. / 3º. e 4º.");
3º. – Após a voz de «Mokuso Yame» (Parar de Meditar), haverá a voz do «Dojo Kun», isto é, “Os Regulamentos do «Dojo»”, (ver explicação detalhada mais adiante em “A Ética de Karate-do”):
1.«Hitotsu – Jin kaku kansei ni tsuto muru koto»
(Exorta o teu Ser na Perfeição do Carácter)
2.«Hitotsu – Makoto no michi yo ma muru koto»
(Sê Verdadeiro e Sincero)
3.«Hitotsu – Doryoko no seishin o yashinau koto»
(Cultiva o Espírito da Perseverança)
4.«Hitotsu – Rei gyo o monzuru koto»
(Respeita o teu Semelhante como a Ti Próprio)
5.«Hitotsu – Keki no yo o imashi muru koto»
(Abstém-te de Comportamentos violentos)
4º. – Depois do «Dojo Kun», o cerimonial segue-se igual como se indicou em "Antes 5º." e seguintes.Toda e qualquer saudação, exceção feita em "Antes 5º.", deve ser procedida com a palavra «OSS».Este «Oss» deve ser gutural, cujo som deve ser emitido do baixo-ventre, saindo do fundo das nossas entranhas, e deve ser acompanhado de uma saudação apropriada, a qual, denote respeito, simpatia e confiança no nosso interlocutor. Significa um cumprimento de grande amizade que devem existir entre os praticantes, Instrutores e alunos.
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Saudação inicial
A Saudação inicial das aulas
Uma das características mais tradicionais das aulas de karate-do é a formação e o cumprimento que se faz no início e término das aulas.
Existem várias fórmulas, mas em todas a mensagem é a mesma: a evidenciação da hierarquia e da disciplina que norteiam o trabalho naquele DOJO (local de treinamento).
A hierarquia começa na disposição: o Sensei (mais antigo) em destaque todos os demais posicionados em ordem decrescende de graduação (que equivale à antiguidade militar) se colocam em fila diante do retrato do Fundador do Estilo e em pé ou ajoelhados e demonstrarão humildade ao demonstrar respeito e gratidão a ele em primeiro lugar (Chomey-ni), depois todos demonstrarão seu reconhecimento ao responsável pelo DOJO (Sensei-ni), e, por último, cumprimentarão mais uma vez entre si (Otagai-ni), podendo ou não haver um cumprimento a um aluno mais antigo auxiliar dele (Sempai-ni).
Há quem advogue a desnecessidade deste tipo de procedimento entendendo que pode-se passar diretamente ao treinamento, o que discordamos, pois então, teríamos que questionar também os kimonos brancos e as faixas: o cumprimento não é só tradição cultural é a forma tradicional de mostrar disciplina e respeito, pois qualquer um que chegar e ver o início e término da aula verá que há uma autoridade central naquele local e mesmo ela tem respeito por outra.
Numa sociedade desacostumada ao respeito soa estranho este tipo de atitude, mas nossa sociedade não é exatamente modelo de formação de bons caracteres e quem sabe não seja um pouco de formalismo que esteja faltando, pois se o ato exterior não garante, concordamos, existência de espírito crítico, ao menos ajuda a tornar mais fácil a convivência.
Uma das características mais tradicionais das aulas de karate-do é a formação e o cumprimento que se faz no início e término das aulas.
Existem várias fórmulas, mas em todas a mensagem é a mesma: a evidenciação da hierarquia e da disciplina que norteiam o trabalho naquele DOJO (local de treinamento).
A hierarquia começa na disposição: o Sensei (mais antigo) em destaque todos os demais posicionados em ordem decrescende de graduação (que equivale à antiguidade militar) se colocam em fila diante do retrato do Fundador do Estilo e em pé ou ajoelhados e demonstrarão humildade ao demonstrar respeito e gratidão a ele em primeiro lugar (Chomey-ni), depois todos demonstrarão seu reconhecimento ao responsável pelo DOJO (Sensei-ni), e, por último, cumprimentarão mais uma vez entre si (Otagai-ni), podendo ou não haver um cumprimento a um aluno mais antigo auxiliar dele (Sempai-ni).
Há quem advogue a desnecessidade deste tipo de procedimento entendendo que pode-se passar diretamente ao treinamento, o que discordamos, pois então, teríamos que questionar também os kimonos brancos e as faixas: o cumprimento não é só tradição cultural é a forma tradicional de mostrar disciplina e respeito, pois qualquer um que chegar e ver o início e término da aula verá que há uma autoridade central naquele local e mesmo ela tem respeito por outra.
Numa sociedade desacostumada ao respeito soa estranho este tipo de atitude, mas nossa sociedade não é exatamente modelo de formação de bons caracteres e quem sabe não seja um pouco de formalismo que esteja faltando, pois se o ato exterior não garante, concordamos, existência de espírito crítico, ao menos ajuda a tornar mais fácil a convivência.
domingo, 1 de março de 2009
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Deixe seu COMENTÁRIO
Deixe seu cometário das das postagens aqui, faça peguntas sobre outras coisas relacianada ao KARATê, que eu tenho o maior prazer em respomder.
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
Feliz Natal
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Parabens
Quando nós começamos praticar um artes é como entrarmos em uma escola, e é uma escola só que deferente das que estamos acostumados a frequentar. Lá também se aprende muita coisas como todo karateca sabe do que estou falando. O nosso objetivo é chegar a uma formatura, faixa preta, e isso muita gente consegui.
Desta foi Cícero José, ou simplesmente Cícero como é chamado, esse foi o primeiro faixa preta formado pelo também faixa preta 3º Dan, Jorge Agustinho, pessoa maravilhosa. Nós todos da família União Garra de Águia - WASHI-KAN- parabenizamos a você ao Cícero por ter se formado em faixa preta, e ao Sensei Jorge por seu aluno primeiro a se forma. Oss!
sábado, 11 de outubro de 2008
Significados dos Katas
Os Kata são séries de movimentos de defesa e ataque pré-definidos, cada um dos quais constituindo uma resposta a um ou mais atacantes imaginários. O praticante pode assim movimentar-se e executar as técnicas básicas sem necessidade de um adversário.
Existem mais de 50 Kata, mas apenas 26 são reconhecidos oficialmente. A seguinte lista mostra os Kata usualmente mais praticados e inclui a tradução dos nomes para o Português, bem como o nome original de cada Kata usado em Okinawa (os nomes eram de origem Chinesa e foram traduzidos para o Japonês de maneira a que o Karatê fosse bem aceito no Japão)
-HEIAN SHODAN - Paz e Tranqüilidade (Nível inicial)
TAIKYOKU (A Criação): Este representa, na verdade, três Kata, na ordem Shodan, Nidan e Sandan. Deve ser a forma para os iniciantes, já que é a mais fácil dos kata para ser aprendida. Consiste nos bloqueios e ataques mais úteis na prática das técnicas básicas. Este Kata e o Ten No Kata (descrito adiante) são o produto de muitos anos de pesquisas sobre a arte do Karatê. Quando praticados regularmente resultam no desenvolvimento equilibrado do corpo e na estável habilidade para suportar o corpo corretamente. Além disso, o aluno que adquiriu proficiência nas técnicas básicas e compreende a essência do Kata Taikyoku, irá valorizar o real significado deste princípio: "No karate não há vantagem no primeiro ataque"
HEIAN NIDAN - Paz e Tranqüilidade (Nível dois)
HEIAN SANDAN - Paz e Tranqüilidade (Nível três)
HEIAN (A Mente Tranqüila): Há cinco formas de Heian contendo uma grande variedade de técnicas, sendo quase todas relacionadas a posturas básicas. Alguém que tenha aprendido estas cinco formas pode estar seguro que é capaz de defender-se com muita habilidade na maioria das situações. O significado do nome deve ser levado em consideração neste contexto. Observa-se que as formas indicadas aqui como Shodan (primeira) e Nidan (segunda) estão inversas em relação à sua ordem tradicional. Esta mudança foi introduzida após considerar seus vários pontos de dificuldade e facilidade para o ensinamento.
HEIAN YONDAN - Paz e Tranqüilidade (Nível quatro)
HEIAN GODAN - Paz e Tranquilidade (Nível cinco)
TEKKI SHODAN - Cavaleiro de Ferro (Nível inicial)
TEKKI (Andar A Cavalo): O nome refere-se a característica distinta deste Kata que é sua postura Kiba-dachi, como montar a cavalo. Neste as pernas são fortemente posicionadas bem abertas, como se fosse para sentar no dorso de um cavalo, e a tensão é aplicada nas bordas externas das solas dos pés com a sensação de concentrar a força em direção ao centro.
TEKKI NIDAN - Cavaleiro de Ferro (Nível dois)
BASSAI-SHO - Romper a Fortaleza
KANKU-DAI - Contemplar o Céu
KANKU (Olhar Para O Céu): O nome deste Kata derivou-se originariamente do mesmo introduzido por Ku Shanku, integrante do exército Chinês. O nome refere-se ao primeiro movimento do Kata, no qual se levanta as mãos e olha-se para o céu.
KANKU-SHO - Contemplar o Céu
JITTE - Dez Mãos (ou dez técnicas)
JITTE (Dez Mãos): Nas formas remanescentes pertencem ao estilo Shorei, os movimentos são um tanto mais pesados quando comparados àqueles do estilo Shorin. A postura é bastante audaz. Proporcionam um bom condicionamento físico, embora sejam difíceis para iniciantes. O nome Jutte sugere que alguém que tenha aprendido este Kata é tão eficiente homem de uma só vez.
HANGETSU - Meia Lua
HANGETSU (Meia-Lua): Nos movimentos para frente, neste Kata, são descritos semicírculos com as mãos e os pés de maneira característica, sendo seu nome derivado deste fato.
EMPI - Vôo da Andorinha
EMPI (O Vôo Da Andorinha): A movimentação característica deste Kata é o ataque a um nível mais acima do solo. Na seqüência segura-se o opoente e o induz a permanecer em uma posição específica, simultaneamente avançando e atacando novamente. O movimento representa o vôo rápido e ágil da andorinha.
GANKAKU - Grou (tsuru) Sobre a Rocha
GANKAKU (A Garça Pousada Na Pedra): A característica deste Kata é a postura em uma só perna que ocorre repetidamente. Representa a visão esplêndida de uma garça pousada em total equilíbrio em uma pedra, prestes a lançar-se sobre a sua vítima.
JION - Amor e gratidão
JION: Este é o nome original e tem aparecido freqüentemente na literatura chinesa desde os tempos antigos. O Jionji é um famoso velho templo Budista, e há um santo Budista bastante conhecido chamado Jion. O nome sugere que o Kata tenha sido introduzido por alguém identificado com o Templo Jion, assim como o nome Shorin-ji Kempo deriva de uma relação com o Templo Shorin.
CHINTE - Mãos Estranha ou Técnicas Estranhas
UNSU - Mãos de Nuvens
UNSU: O Kata com o estilo do Dragão por Mestre Aragaki. Onde ele o treinou não se tem conhecimento, mas as grandes influências Chinesas neste Kata sugerem que tenha sido certamente em continente chinês. O nome usado em Okinawa é Unshou e significa "Defesa Contra A Nuvem", ou seja, mesmo se seus inimigos cercarem você como uma nuvem, com certeza você os vencerá se tiver aprendido o Unsu.
SOCHIN - Espírito Inabalável
NIJUSHIHO - Vinte e quatro passos
GOJUSHITO-DAI - Cinqüenta e quatro passos
GOJUSHITO-SHO - Cinqüenta e quatro passos
MEIKYO - Espelho Limpo
MEIKYO: Este é um Kata muito misterioso. Presume-se que os japoneses o conheciam muito antes que Mestre Funakoshi tenha introduzido o Karate de Okinawa no Japão. Há até mesmo uma lenda japonesa a respeito de Ameratsu, a deusa do sol. Ela havia perdido seu espelho e não podia admirar-se, ficando muito aborrecida. Desta maneira, o mundo ficou nas trevas. Finalmente os outros deuses decidiram que alguma coisa deveria ser feita, então enviaram um grande guerreiro para realizar a "Dança da Guerra" do lado de fora da caverna. A "Dança Da Guerra" foi nomeada Meikyo. Meikyo é traduzido como "O Espelho da alma". O nome antigo para Meikyo era Rohai, o qual está agora voltando a ser usado.
JIIN - Amor e Proteçã
WANKAN - Coroa Real
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Novos Horários

Por determinação do Nosso Sensei Jorge Agustinho, as autas de Karatê será na Academia do Paiva - Academia Arte Forme Center.
Horários da turma da Manhã:
2ª feira: 10:00 às 11:00
4ª feira: 10:00 às 11:00
6ª feira: 9:00 às 10:00
Turma da Tarde:
2ª feira: 17:00 às 18:00
3ª feira: 17:00 às 18:00
5ª feira: 17:00 às 18:00
6ª feira: 17:00 às 19:00
Turma da noite:
4ª feira: 20:00 às 21:00
6ª feira: 20:00 às 21:00
Qualquer dúvida, contato chagas40barros@gmail.com
Tele Sensei: 21-9853-3474
Assinar:
Postagens (Atom)
Os Traços da Gola
Os Traços da Gola Outro dia peguei um velho uwagi (parte de cimo do kimono de karatê) que há muitos anos repousava guardado entre lembr...
-
Mestre Gichin Funakoshi HITOTSU - KARATEDO WA REI NI RAJIMARI REI NI OWARU KOTO WO WASURUNA (1) Não se esqueça que o Karatê deve iniciar com...