A Saudação inicial das aulas
Uma das características mais tradicionais das aulas de karate-do é a formação e o cumprimento que se faz no início e término das aulas.
Existem várias fórmulas, mas em todas a mensagem é a mesma: a evidenciação da hierarquia e da disciplina que norteiam o trabalho naquele DOJO (local de treinamento).
A hierarquia começa na disposição: o Sensei (mais antigo) em destaque todos os demais posicionados em ordem decrescende de graduação (que equivale à antiguidade militar) se colocam em fila diante do retrato do Fundador do Estilo e em pé ou ajoelhados e demonstrarão humildade ao demonstrar respeito e gratidão a ele em primeiro lugar (Chomey-ni), depois todos demonstrarão seu reconhecimento ao responsável pelo DOJO (Sensei-ni), e, por último, cumprimentarão mais uma vez entre si (Otagai-ni), podendo ou não haver um cumprimento a um aluno mais antigo auxiliar dele (Sempai-ni).
Há quem advogue a desnecessidade deste tipo de procedimento entendendo que pode-se passar diretamente ao treinamento, o que discordamos, pois então, teríamos que questionar também os kimonos brancos e as faixas: o cumprimento não é só tradição cultural é a forma tradicional de mostrar disciplina e respeito, pois qualquer um que chegar e ver o início e término da aula verá que há uma autoridade central naquele local e mesmo ela tem respeito por outra.
Numa sociedade desacostumada ao respeito soa estranho este tipo de atitude, mas nossa sociedade não é exatamente modelo de formação de bons caracteres e quem sabe não seja um pouco de formalismo que esteja faltando, pois se o ato exterior não garante, concordamos, existência de espírito crítico, ao menos ajuda a tornar mais fácil a convivência.
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Os Traços da Gola
Os Traços da Gola Outro dia peguei um velho uwagi (parte de cimo do kimono de karatê) que há muitos anos repousava guardado entre lembr...
-
Mestre Gichin Funakoshi HITOTSU - KARATEDO WA REI NI RAJIMARI REI NI OWARU KOTO WO WASURUNA (1) Não se esqueça que o Karatê deve iniciar com...
Nenhum comentário:
Postar um comentário