sábado, 11 de outubro de 2008

Significados dos Katas

Os Kata são séries de movimentos de defesa e ataque pré-definidos, cada um dos quais constituindo uma resposta a um ou mais atacantes imaginários. O praticante pode assim movimentar-se e executar as técnicas básicas sem necessidade de um adversário. Existem mais de 50 Kata, mas apenas 26 são reconhecidos oficialmente. A seguinte lista mostra os Kata usualmente mais praticados e inclui a tradução dos nomes para o Português, bem como o nome original de cada Kata usado em Okinawa (os nomes eram de origem Chinesa e foram traduzidos para o Japonês de maneira a que o Karatê fosse bem aceito no Japão)


-HEIAN SHODAN - Paz e Tranqüilidade (Nível inicial) TAIKYOKU (A Criação): Este representa, na verdade, três Kata, na ordem Shodan, Nidan e Sandan. Deve ser a forma para os iniciantes, já que é a mais fácil dos kata para ser aprendida. Consiste nos bloqueios e ataques mais úteis na prática das técnicas básicas. Este Kata e o Ten No Kata (descrito adiante) são o produto de muitos anos de pesquisas sobre a arte do Karatê. Quando praticados regularmente resultam no desenvolvimento equilibrado do corpo e na estável habilidade para suportar o corpo corretamente. Além disso, o aluno que adquiriu proficiência nas técnicas básicas e compreende a essência do Kata Taikyoku, irá valorizar o real significado deste princípio: "No karate não há vantagem no primeiro ataque" 
HEIAN NIDAN - Paz e Tranqüilidade (Nível dois) 
HEIAN SANDAN - Paz e Tranqüilidade (Nível três) 
HEIAN (A Mente Tranqüila): Há cinco formas de Heian contendo uma grande variedade de técnicas, sendo quase todas relacionadas a posturas básicas. Alguém que tenha aprendido estas cinco formas pode estar seguro que é capaz de defender-se com muita habilidade na maioria das situações. O significado do nome deve ser levado em consideração neste contexto. Observa-se que as formas indicadas aqui como Shodan (primeira) e Nidan (segunda) estão inversas em relação à sua ordem tradicional. Esta mudança foi introduzida após considerar seus vários pontos de dificuldade e facilidade para o ensinamento. 
HEIAN YONDAN - Paz e Tranqüilidade (Nível quatro)
HEIAN GODAN - Paz e Tranquilidade (Nível cinco) 
TEKKI SHODAN - Cavaleiro de Ferro (Nível inicial) 
TEKKI (Andar A Cavalo): O nome refere-se a característica distinta deste Kata que é sua postura Kiba-dachi, como montar a cavalo. Neste as pernas são fortemente posicionadas bem abertas, como se fosse para sentar no dorso de um cavalo, e a tensão é aplicada nas bordas externas das solas dos pés com a sensação de concentrar a força em direção ao centro. 
TEKKI NIDAN - Cavaleiro de Ferro (Nível dois) 
BASSAI-SHO - Romper a Fortaleza 
KANKU-DAI - Contemplar o Céu KANKU (Olhar Para O Céu): O nome deste Kata derivou-se originariamente do mesmo introduzido por Ku Shanku, integrante do exército Chinês. O nome refere-se ao primeiro movimento do Kata, no qual se levanta as mãos e olha-se para o céu. 
KANKU-SHO - Contemplar o Céu 
JITTE - Dez Mãos (ou dez técnicas) 
JITTE (Dez Mãos): Nas formas remanescentes pertencem ao estilo Shorei, os movimentos são um tanto mais pesados quando comparados àqueles do estilo Shorin. A postura é bastante audaz. Proporcionam um bom condicionamento físico, embora sejam difíceis para iniciantes. O nome Jutte sugere que alguém que tenha aprendido este Kata é tão eficiente homem de uma só vez. 
HANGETSU - Meia Lua HANGETSU (Meia-Lua): Nos movimentos para frente, neste Kata, são descritos semicírculos com as mãos e os pés de maneira característica, sendo seu nome derivado deste fato. EMPI - Vôo da Andorinha 
EMPI (O Vôo Da Andorinha): A movimentação característica deste Kata é o ataque a um nível mais acima do solo. Na seqüência segura-se o opoente e o induz a permanecer em uma posição específica, simultaneamente avançando e atacando novamente. O movimento representa o vôo rápido e ágil da andorinha. 
GANKAKU - Grou (tsuru) Sobre a Rocha
 GANKAKU (A Garça Pousada Na Pedra): A característica deste Kata é a postura em uma só perna que ocorre repetidamente. Representa a visão esplêndida de uma garça pousada em total equilíbrio em uma pedra, prestes a lançar-se sobre a sua vítima. 
JION - Amor e gratidão JION: Este é o nome original e tem aparecido freqüentemente na literatura chinesa desde os tempos antigos. O Jionji é um famoso velho templo Budista, e há um santo Budista bastante conhecido chamado Jion. O nome sugere que o Kata tenha sido introduzido por alguém identificado com o Templo Jion, assim como o nome Shorin-ji Kempo deriva de uma relação com o Templo Shorin. 
CHINTE - Mãos Estranha ou Técnicas Estranhas 
UNSU - Mãos de Nuvens UNSU: O Kata com o estilo do Dragão por Mestre Aragaki. Onde ele o treinou não se tem conhecimento, mas as grandes influências Chinesas neste Kata sugerem que tenha sido certamente em continente chinês. O nome usado em Okinawa é Unshou e significa "Defesa Contra A Nuvem", ou seja, mesmo se seus inimigos cercarem você como uma nuvem, com certeza você os vencerá se tiver aprendido o Unsu. 
SOCHIN - Espírito Inabalável 
NIJUSHIHO - Vinte e quatro passos 
GOJUSHITO-DAI - Cinqüenta e quatro passos
 GOJUSHITO-SHO - Cinqüenta e quatro passos 
MEIKYO - Espelho Limpo MEIKYO: Este é um Kata muito misterioso. Presume-se que os japoneses o conheciam muito antes que Mestre Funakoshi tenha introduzido o Karate de Okinawa no Japão. Há até mesmo uma lenda japonesa a respeito de Ameratsu, a deusa do sol. Ela havia perdido seu espelho e não podia admirar-se, ficando muito aborrecida. Desta maneira, o mundo ficou nas trevas. Finalmente os outros deuses decidiram que alguma coisa deveria ser feita, então enviaram um grande guerreiro para realizar a "Dança da Guerra" do lado de fora da caverna. A "Dança Da Guerra" foi nomeada Meikyo. Meikyo é traduzido como "O Espelho da alma". O nome antigo para Meikyo era Rohai, o qual está agora voltando a ser usado.
 JIIN - Amor e Proteçã
 WANKAN - Coroa Real

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Novos Horários


Por determinação do Nosso Sensei Jorge Agustinho, as autas de Karatê será na Academia do Paiva - Academia Arte Forme Center.


Horários da turma da Manhã:


2ª feira: 10:00 às 11:00

4ª feira: 10:00 às 11:00

6ª feira: 9:00 às 10:00


Turma da Tarde:


2ª feira: 17:00 às 18:00

3ª feira: 17:00 às 18:00

5ª feira: 17:00 às 18:00

6ª feira: 17:00 às 19:00


Turma da noite:


4ª feira: 20:00 às 21:00

6ª feira: 20:00 às 21:00



Qualquer dúvida, contato chagas40barros@gmail.com

Tele Sensei: 21-9853-3474

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Novo Horário - da noite


Por determinação do sensei Jorge Agustinho, o novo horário da turma da noite:
Segunda-feira: 17:00 às 19:00
Terca-feira:18:00 às 19:30
Quinta-feira:18:00 às 19:30
e Sexta-feira:16:00 às 18:00

Qualquer dúvida ligar para o sensei: 21 9853-3474

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Rumu a Pequim


Estamos com muitos sono, e tudo isso se deve aos Jogos Olímpico de Pequim. Eu e muitos brasileiro estamos acordando mais cedo,ou dormindo mais tarde para tentar acompanhar as Olimpíadas, que é o meu caso. Muitas vezes somo compensados com os esforço de nossos atletas, que é o caso das mulheres em geral, essas sim estão dando o seu suor para que aqui nós simples brasileiro, aqui e em qualquer lugar que estivermos, ter esse orgulho de ser brasileiros: Futebol feminino, volei, jodô e outras lutas, natação, vela e outros mais que não vem a memória. Aquilo é que dar orgulho de dizer eu sou brasileiro. Mas também não vamos deixar que muitos homens estão fazendo o seu dever. Gostei muito do César, deu vontade se chorar quando cantaram o nosso Hino. Deve ser uma sensação incrível estar lá em cima com aquela medalha no peito, é sonho de todo atleta. Foi merecido estar lá, mas ele não estava sozinho, estava com ele talvez uns 180 milhões de brasileiros. Não dava para ver mas tinha. Aquelas lágrimas eram o nosso orgulho.

Mas parece que os meninos do futebol não pensam assim, deveriam ver e rever o jogo das meninas, se inspirar nelas. Tudo pode acontecer numas partida de futebol, mas o que espera era que quando eles vestisse esse manto sagrado pensasse que estivesse colocando não só um trage mas o sonho de muitos brasileiro e desse um pouco do são capaz. Não adiantar ter muitos craques se esse não tem nenhuma atitude.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Os principais estilos ...



A um espetador não conhecedor, o estilo de Karatê praticado por este ou por aquele clube dá a sensação de não fazer diferença nem apresentar uma especial particularidade. Porém, para os praticantes dos diversos estilos, as diferenças de concepção de técnica e mesmo das bases fundamentais, são bem distintas e muitas vezes, infelizmente, irredutíveis. Cada um julga estar na posse da verdadeira ciência e do verdadeiro segredo, caminhando, pois, na via do Karatê que considera melhor. Esses pontos de vista assemelham-se muitas vezes ao fanatismo das religiões e desembocam como essas religiões, no mesmo fim. Há uma grande multiplicidade de "escolas" com diferentes estilos de Karatê. No Japão podemos contar 15 ou 20 diferentes. Estas serão as mais válidas, pois estão mais codificadas, estabelecendo o programa de ensino através dos Katas e indicando ainda os Katas necessários a uma progressão de graduação. Dessas escolas, só falarei das cinco mais importantes e conhecidas na Europa.
O Shotokan – J.K.A
O lema do estilo Shotokan, o mais codificado e diretamente ensinado e estabelecido pelo mestre Gichin Funakoshi e seu filho Yoshitaka Funakoshi, é "força, velocidade e endurance". No entanto, em princípio, é uma técnica baseada no trabalho a longa distância e em contração de movimento. Os Katas oficiais são os Taykyokus, Heians, Tekkis, Kankus e Bassai, hoje editados minuciosamente em magníficos volumes por Masatoshi Nakayama, chefe instrutor da Japan Karatê Association. Contudo, mesmo no seio do Shotokan, existe ainda nova cisão baseada no ensino dos mestres Egami e Harada, Oshima e Murakami, que dirigem a Escola Shotokai. É um estilo muito fechado, que se detém, sobretudo, sobre o aspecto mental do Karatê. O Shotokan é o estilo mais difundido na Europa (agrupando cerca de 70 por cento de efetivos do Karatê no exterior do Japão) talvez por ser a técnica mais racionalizada e com uns programas didáticos mais definidos, mais sóbrios e clássicos.
O Kiokushinkai
Não poderia deixar de citar o estilo Kiokushinkai, do Mestre Masutatsu Oyama. Oposto ao Shotokan, tem de espetacular o que o Shotokan e o Shotokai possuem de sobriedade. Os volumes do Mestre Oyama estão recheados de proezas fantásticas em testes de quebra (Swiwari). Os Katas são mais complicados e pouco conhecidos na Europa: Osurhiho, Seienchin, Garyu, etc.. A guarda de combate é estabelecida a partir de Neko-Ashi-Dachi, posição que define praticamente a particularidade do estilo Kiokushinkai. Este método é praticado em todo o mundo e bastante difundido na América, onde mestre Oyama efetou um tournée que deixou todo o público abismado com tal potência.
O Goju-Ryu
Esta técnica é a tendência de estilo do velho Mestre Higaonna. Este verdadeiro gigante, de forças hercúleas, era partidário das blocagens estáticas, para dai poder efetuar o contra-ataque em contração máxima. Daí resulta uma série de movimentos e posições mais altas e de pouca amplitude, mas de tremendo poder. Os Katas desta escola são os Sanchin, Tensho, Sanseru, Suparinpei , etc.. Este estilo é pouco estético e elegante, mas muito eficaz no combate próximo. O lema deste estilo é: "Á força opõe a surpresa, à surpresa opõe a força". O mestre atual é o Mestre Morio Higaonna, 9º Dan. Também deste estilo o mestre Gogen Yamaguchi, mais conhecido por "gato", que numa idade avançada mantinha uma forma excepcional dirigindo a Escola Associação Goju-Kai (sub estilo do estilo Goju-Ryu e praticamente desconhecido na Europa), com cerca de 6000 participantes. O mestre Gogen Yamaguchi faleceu em 1989 com 70 anos de idade. Uma das especialidades desta Escola é a execução dos Katas com uma respiração ventral sonora. Este estilo foi fundado no Japão por Chojun Miyagi e é praticado atualmente no Japão e na América. Gogen Yamaguchi, personagem e síntese do Zen-Karaté, 10.º Dan e patriarca do Goju-Kyu, é, com efeito, uma das figuras vivas que atestam o Karatê com forma quase sobrenatural. Sobrepõe-se, por isso, às querelas sobre a diferença dos estilos, tão apanágio nos graus mais baixas da Europa. Diz-se de Mestre Yamaguchi que o "seu olhar é tão penetrante corno um tigre", e o seu "poder semelhante ao de um leão". De fato, a impressão do contacto com um karateca que atingiu o fim do caminho, ou mesmo com os seus discípulos, deve ser única, pois contratar com mestres cuja evolução em "completa visão", "completa compreensão", "completa ação", "completa vocação", *completa aplicação", (as verdades do Zen), é receber deles os meios de atingir o "completo acordar", o fim do Karate-Zen, o "sayori".
O Wado-Ryu
Este estilo é a concepção do Karatê inteiramente japonesa, criada depois da guerra pelo japonês Hironari Otsuka. Este aprendeu o Karatê de Funakoshi, separando-se depois deste para ensinar o seu estilo de Karatê. Este estilo, baseado particularmente sobre as posições altas e de técnicas na maioria baseadas sobre a esquiva, tem como Katas fundamentais de ensino os Pin-An, Kushaku, Seishan, etc.. Os Katas Pin-An, diferem relativamente pouco dos Heians, podendo considerar-se os Katas Heians, como diferenças de interpretação. O sistema de treino é menos penoso que o Shotokan, não existindo a concentração de potência e sendo os movimentos menos sincopados. Este tipo de Karatê é representado na França pelo Mestre Mochizuki, conselheiro técnico da Federação Francesa de Karatê, e em Inglaterra pelo Professor Suzuki, autor do livro "Karatê-Do Wado-Ryu".
O Shito-Ryu e as escolas Coreanas e Chinesas
A técnica representada em França por Nambu foi inventada e codificada pelo Mestre Kenwa Mabuni. É a técnica de competição ideal, visando, sobretudo o combate direto contra um único adversário (em contraste com o ideal do Karatê, que é combater um número de adversários sem limite), Possui interessantes Katas, que são também estudados na Escola Shotokan: os Shozuki, Saipa, Saifa, Kosoku, etc...

Desculpas

Olá pessoal que visitam esse blog, mim desculpe pela ausência, é estive um pouco doente, mas agora estar tudo bem. Muito obrigado.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Karatê tradicional parte 2


A meta da prática do Karatê Tradicional é conter e controlar o espírito de agressão e a busca do aprimoramento do caráter.
As técnicas do Karatê Tradicional visam essencialmente: A conquista do equilíbrio físico, mental e da autoconfiança; o desenvolvimento da intuição, para perceber o ataque do adversário antes mesmo do início do seu movimento; A capacidade de analisar o adversário, para prevenir-se contra surpresas; e a formação de hábitos de saúde.
O Karatê Tradicional estimula a percepção ensinando que antecipar e evitar é atitude mais sábia do que o confronto físico em si. "Nesta arte marcial não existe agressão na sua extensão e sim nobreza de espírito", domínio da agressividade, modéstia e perseverança. "Mas quando for nescessário defender sua honra"
O Karatê Tradicional é tido como um vetor de saúde, pois proporciona ao seu praticante aptidão física total ou seja, força, resistência, razoável flexibilidade articular e sistema cardiovascular com bom nível de capacidade aeróbica, Adequação psicosocial e desenvolvimento moral, além da sensação de bem-estar, redução dos níveis de ansiedade, auto-estima, melhoria da imagem física de si mesmo e auto-conhecimento.
A prática correta do Karatê Tradicional sob orientação de instrutores qualificados, traz benefícios inestimáveis as pessoas. Ela é motivada a evitar o envolvimento com vícios nocivos à saúde e à sociedade. Exercita o respeito a humildade, melhora a autoconfiança e proporciona um adequado desenvolvimento corporal, contribuindo para uma vida saudável.

O que significam as cores das faixas de karatê?

  O que significam as cores das faixas de karatê    O que cada cor significa? Faixa branca: A cor branca, revela que seu usuário ainda é ...