COR DAS FAIXAS - O SIGNIFICADO.
OBI (FAIXA)
No karate como em outras artes marciais a faixa serve para manter o karate-gi fechado, entretanto são simbolicamente identificadas pelas cores. O Mestre Funakoshi idealizou os Kyu de forma decrescente sendo do 6º Kyu (amarela) ao 1º Kyu Marrom, este ultimo representa o discípulo mais próximo do seu Sensei, no estilo SHOTOKAN a seqüência é a seguinte: amarelo, vermelho, laranja, verde, roxo, marrom e preto, se notarmos a seqüência percebemos que as cores vão escurecendo ate chegar a preta. Com certeza o idealizador quis transmitir para cada cor uma mensagem.
Faixa Branca (shiro)
Significa Pureza, Inocência, o seu portador busca nesta faixa com treinos árduos a transformação do desconhecido para o conhecimento do principio do karate. Pensemos na faixa branca como um caderno em branco, novo, que espera ser preenchido com um conteúdo bonito.
Faixa Amarela (Kiiro)
É o descobrimento o deslumbramento da realidade do karate, esta é uma cor primaria ou seja não pode ser formada pela mistura de outras cores isto mostra ao seu praticante que ele deve se manter fiel a sua Academia evitando misturar informações para não se confundir. Esta graduação traz alegria desperta a força no caminhar e na busca de novos horizontes.
Faixa Vermelha (Aka)
A cor vermelha é a cor do fogo, sugere o perigo, mas na verdade é a cor da motivação da paixão a cor que não se forma com mistura de outras, o seu portador sente-se mais vigoroso e motivado a avançar o seu caminho no karate.
Faixa Laranja (daidaiiro)
A cor laranja é a mistura das cores amarela com o vermelho, o idealizador das faixas quis mostrar que quem ostenta a faixa laranja deve ter pleno conhecimento das faixas anteriores, e que o mesmo deve buscar na continuidade dos treinos a robustez, agilidade, encorajamento, equilíbrio e acima de tudo a gentileza, cordialidade e a tolerância. Ao chegar nesta faixa o praticante acredita que tudo agora será possível, à vontade de vencer e seguir adiante é maior.
Faixa Verde (Midori)
A esperança a calma a harmonia o equilíbrio é representada pela cor verde, após os quatros estágios superados nos dar a impressão de ter alcançado já o desejado mas é mera ilusão muito ainda temos que percorrer. O verde representa também uma vida nova, o crescimento, alem de estar ligado ao elemento madeira e a primavera.
Faixa Roxa (Murasaki)
É a cor que representa a humildade, a cor das transformações e da magia e a cor que gera sentimento do respeito próprio e da auto estima. O roxo é a combinação das cores azul e vermelho.
Faixa Marron (Chairo)
É a cor que define constância, disciplina e a solidificação e o amadurecimento do praticante com o karate, a cor marrom é a junção do vermelho com o preto por isso ela emana o espesso por isso deve ser limpa com a pratica fiel dos princípios do BUDÔ. A faixa marrom identifica o seu praticante como uma pessoa extremamente comprometida com a sua arte e em conseqüência demonstra ser organizado e constância naquilo que faz.
Faixa Preta (Kuro)
É a faixa que da sensação do poder mas na realidade ela representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina, responsabilidade, dignidade e conhecimento. O corpo e a mente após uma jornada árdua de treinamento vencem uma primeira etapa e com certeza o inicio de outra, a cor preta é a junção de todas as cores, é a cor que da a noção de tradição e responsabilidade.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O que significam as cores das faixas de karatê?
O que significam as cores das faixas de karatê O que cada cor significa? Faixa branca: A cor branca, revela que seu usuário ainda é ...
-
muitas pessoas não conhecem o que de FATO o Karatê tem à oferecer. O exame de faixa serve ,não só para destinguir o nivel do atleta, mas ta...
-
A história da mão de ferro Porque Ele era conhecido como Mão de Ferro – contava que foi agredido numa confusão de trânsito, se defend...
Nenhum comentário:
Postar um comentário