COR DAS FAIXAS - O SIGNIFICADO.
OBI (FAIXA)
No karate como em outras artes marciais a faixa serve para manter o karate-gi fechado, entretanto são simbolicamente identificadas pelas cores. O Mestre Funakoshi idealizou os Kyu de forma decrescente sendo do 6º Kyu (amarela) ao 1º Kyu Marrom, este ultimo representa o discípulo mais próximo do seu Sensei, no estilo SHOTOKAN a seqüência é a seguinte: amarelo, vermelho, laranja, verde, roxo, marrom e preto, se notarmos a seqüência percebemos que as cores vão escurecendo ate chegar a preta. Com certeza o idealizador quis transmitir para cada cor uma mensagem.
Faixa Branca (shiro)
Significa Pureza, Inocência, o seu portador busca nesta faixa com treinos árduos a transformação do desconhecido para o conhecimento do principio do karate. Pensemos na faixa branca como um caderno em branco, novo, que espera ser preenchido com um conteúdo bonito.
Faixa Amarela (Kiiro)
É o descobrimento o deslumbramento da realidade do karate, esta é uma cor primaria ou seja não pode ser formada pela mistura de outras cores isto mostra ao seu praticante que ele deve se manter fiel a sua Academia evitando misturar informações para não se confundir. Esta graduação traz alegria desperta a força no caminhar e na busca de novos horizontes.
Faixa Vermelha (Aka)
A cor vermelha é a cor do fogo, sugere o perigo, mas na verdade é a cor da motivação da paixão a cor que não se forma com mistura de outras, o seu portador sente-se mais vigoroso e motivado a avançar o seu caminho no karate.
Faixa Laranja (daidaiiro)
A cor laranja é a mistura das cores amarela com o vermelho, o idealizador das faixas quis mostrar que quem ostenta a faixa laranja deve ter pleno conhecimento das faixas anteriores, e que o mesmo deve buscar na continuidade dos treinos a robustez, agilidade, encorajamento, equilíbrio e acima de tudo a gentileza, cordialidade e a tolerância. Ao chegar nesta faixa o praticante acredita que tudo agora será possível, à vontade de vencer e seguir adiante é maior.
Faixa Verde (Midori)
A esperança a calma a harmonia o equilíbrio é representada pela cor verde, após os quatros estágios superados nos dar a impressão de ter alcançado já o desejado mas é mera ilusão muito ainda temos que percorrer. O verde representa também uma vida nova, o crescimento, alem de estar ligado ao elemento madeira e a primavera.
Faixa Roxa (Murasaki)
É a cor que representa a humildade, a cor das transformações e da magia e a cor que gera sentimento do respeito próprio e da auto estima. O roxo é a combinação das cores azul e vermelho.
Faixa Marron (Chairo)
É a cor que define constância, disciplina e a solidificação e o amadurecimento do praticante com o karate, a cor marrom é a junção do vermelho com o preto por isso ela emana o espesso por isso deve ser limpa com a pratica fiel dos princípios do BUDÔ. A faixa marrom identifica o seu praticante como uma pessoa extremamente comprometida com a sua arte e em conseqüência demonstra ser organizado e constância naquilo que faz.
Faixa Preta (Kuro)
É a faixa que da sensação do poder mas na realidade ela representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina, responsabilidade, dignidade e conhecimento. O corpo e a mente após uma jornada árdua de treinamento vencem uma primeira etapa e com certeza o inicio de outra, a cor preta é a junção de todas as cores, é a cor que da a noção de tradição e responsabilidade.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Os Traços da Gola
Os Traços da Gola Outro dia peguei um velho uwagi (parte de cimo do kimono de karatê) que há muitos anos repousava guardado entre lembr...
-
Mestre Gichin Funakoshi HITOTSU - KARATEDO WA REI NI RAJIMARI REI NI OWARU KOTO WO WASURUNA (1) Não se esqueça que o Karatê deve iniciar com...
Nenhum comentário:
Postar um comentário