quinta-feira, 26 de agosto de 2021
sábado, 21 de agosto de 2021
VIDA DE ANKO ITOSU - PARTE 03
EPISODE III: MOVING TIMES
(1872-1898)
“O ano de 1879 foi finalmente o ano em que a história de Ryukyu mudaria radicalmente para sempre. Ninguém poderia ter previsto os eventos incisivos das semanas e meses que viriam. Depois disso, nada mais será o mesmo. … Essas mudanças drásticas, que apesar de tudo, foram tentadas de fato para serem implementadas com o mínimo de interrupção pelos japoneses, influenciaram a vida de muitas famílias Ryukyuan. Logo depois que o Domínio Ryukyu foi abolido e transformado em uma prefeitura, os japoneses despacharam funcionários do governo central que ocupavam o núcleo da administração da prefeitura. …
Sem dúvida, Anko Itosu e sua família também foram profundamente afetados por tudo isso. Mas não fazia sentido simplesmente enterrar a cabeça na areia e desistir. Embora certamente fosse difícil, Itosu e seus conterrâneos tiveram que aceitar a nova situação que se aproximava. Esses eventos traumáticos, no entanto, finalmente deixaram a elite local paralisada pelo medo e pela incerteza quanto à verdadeira extensão da mudança que se esperava ocorrer nas ilhas. Em particular, não foi apenas o desacordo quanto às mudanças administrativas, mas também a perda de seu status social e de sua base financeira que se perdeu de um dia para o outro. …
Os ex-funcionários de escalão inferior foram considerados os “principais perdedores”
desse acordo. Após a abolição do sistema estabelecido, muitos deles até mesmo se mudaram para as ilhas externas como escriturários, professores ou mercadores. Neste contexto,
presume-se que Itosu se aposentou de sua posição como funcionário do governo a fim de praticar e ensinar todi em sua
casa diretamente após a abolição do Reino Ryukyu em 1879. Que a data não
está totalmente correta agora pode ser definida direito
com novas informações disponíveis.”
quinta-feira, 19 de agosto de 2021
VIDA DE ANKO ITOSU - Parte 02
EPISÓDIO II: OS DOIS CAMINHOS QUE ELE SEGUIU (1846-1871)
“Além de Naha… Tomari era outro porto marítimo importante naquela época. Fica no lado norte do rio Asatogawa, que em tempos antigos fora o porto do distrito real de Shuri antes de Naha se tornar cada vez mais importante. Nesta função, o porto de Tomari era usado principalmente para navios que viajavam dentro das Ilhas Ryukyu para atracar e se envolver no carregamento e descarregamento de sua carga. O porto, antes de ser assoreado de forma que apenas pequenos barcos na maré alta pudessem chegar à terra, era também o principal ponto de entrada dos visitantes estrangeiros e seus elementos de vida cultural que ali traziam.
Foi também onde os navios de tributo do arquipélago Amami, localizado entre Kyushu e Okinawa, desembarcaram. Uma sucursal do fisco real, sob a responsabilidade de um funcionário administrativo, era encarregada de receber os tributos anuais, que ficavam armazenados em depósitos aqui localizados. O bairro era principalmente uma cidade de pescadores e agricultores.
Tomari também era conhecido por ter desempenhado outra função importante. Como um afluente da Dinastia Qing chinesa, o Reino Ryukyu foi obrigado a resgatar e proteger todos os cidadãos chineses e nacionais afiliados a eles e devolvê-los para casa em segurança. Como consequência, foram oficialmente postas em prática medidas relativas a uma política, em particular o que fazer em caso de incidentes envolvendo náufragos sendo lançados à deriva nas águas e costas de Ryukyuan. Por ordem do rei, havia até mesmo sido estabelecida uma instalação para abrigar náufragos de nações parceiras comerciais amigáveis, como China e Coréia. Quando encalhados, eles geralmente ficavam isolados em complexos temporários com guardas nas entradas. …
Como muitos chineses entraram em Tomari, ela acabou se tornando conhecida como um local popular para as artes marciais. O povo de Ryukyu deu as boas-vindas aos náufragos chineses em particular e buscou instrução por especialistas em artes marciais sob sua orientação. De acordo com Gichin Funakoshi, que estava se lembrando das palavras de seu mestre e amigo de Itosu Anko Asato, muitos artistas marciais costumavam se reunir em torno de Tomari nas imediações de Naha porque a administração pública formalmente apoiava isso para preparar assuntos inesperados, como emergências.
Foi nesses bairros que Itosu conheceu Gusukuma, seu novo
mestre que ele seguirá como discípulo devotado. Diz-se que um chinês do sul que
desembarcou em Okinawa já ensinou Gusukuma nas artes da luta, que ele passou
para alunos selecionados. Não se sabe muito hoje sobre este mestre experiente,
que quando se aposentou mudou-se de Tomari para o Norte a fim de residir no
distrito de Kyozuka, na aldeia de Urasoe.”
domingo, 15 de agosto de 2021
VIDA DE ANKO ITOSU - Parte 01
“Em 1831, um menino chamado Anko Itosu viu a luz do dia. O
local de seu nascimento é debatido. No entanto, todas as fontes concordam que
ele nasceu nas imediações de Shuri, a capital real do então reino independente
de Ryukyu. …
As Ilhas Ryukyu são uma cadeia de mais de 150 ilhas e
recifes que se estendem ao sudoeste da ilha japonesa de Kyushu até Taiwan.
Devido à sua localização única, separando o Mar da China Oriental do Oceano
Pacífico e na proximidade imediata do grande continente chinês e das ilhas
japonesas, sempre foi um importante ponto geopolítico e econômico no Nordeste
da Ásia.
… Os tempos eram difíceis nessas pequenas ilhas
subtropicais… O ambiente abatido e marcado pelas ocorrências catastróficas dos
últimos anos - com ainda mais por vir. As ilhas com muita frequência tiveram
que sofrem de desastres econômicos graves nos primeiros anos do 19 º século. Tufões,
maremotos e secas têm incomodado a terra e as pessoas repetidamente por mais
décadas desde 1800.
Em uma economia principalmente agrária, esses eventos têm
efeitos imediatos em toda a sociedade e foram numerosos no Reino Ryukyu,
especialmente entre 1824 e 1832. Tempestades e as seguintes fomes causaram a
morte de mais de 5.500 ilhéus apenas nesses anos, e isso em uma época em que a
população total de Ryukyuan na ilha de Okinawa não ultrapassava 150.000 seres
humanos como o máximo. Centenas de navios de pesca, artesanato e milhares de
casas também foram perdidos quando o desastre abriu caminho pelas ilhas nestes
tempos de destruição. … Os pais, sem dúvida, poderiam imaginar um ambiente
melhor para trazer uma criança a este mundo. ”
sábado, 31 de julho de 2021
KATA
Eu posso apenas dizer, ou 'Você é fã de Kata ou não!'
Há tantas coisas que
podem ser ditas sobre o Kata sobre as quais se poderia escrever muito. O kata é
a própria essência do Karatê!
Deixe-me apenas esclarecer isso; se Karatê-Do é o seu
'Caminho' ... Organização individualizada, em suas formas e padrões variados, é
o 'Caminho' definidor; com os muitos nomes caprichosos servindo como sinais de
trânsito ao longo de sua extensão.
A etimologia da palavra Kata da maneira como a usamos, e é
claro, uma palavra japonesa que significa, literalmente, 'forma': e no Karatê,
refere-se a um padrão detalhado de movimentos planejados para serem praticados
sozinho. Na verdade, uma forma dentro de uma arte marcial.
Na maioria das artes marciais japonesas, o Kata é visto como
um método essencial de ensino e treinamento, pelo qual técnicas de combate
bem-sucedidas podem ser preservadas e transmitidas. A sua prática permite ao
Karateka treinar, de forma repetitiva, a capacidade de executar técnicas e
movimentos experimentados e comprovados de forma regular e reflexiva. Isso não
significa que um determinado Kata se destina a representar rigidamente uma
situação de combate completa.
Quando praticamos, reforçamos as vias neurais. Basicamente, praticamos
algo o suficiente (como em uma técnica que se entende completamente) em
resposta a um determinado gatilho (como em um ataque específico) e,
eventualmente, a resposta necessária acontece, aparentemente, de forma
automática. Para que isso aconteça, você precisa não apenas praticar seu Kata,
repetidamente, mas também estar ciente do Bunkai dentro dele. Se Kata é a
essência do Karatê, então pode-se dizer que o Bunkai é a essência dele.
Bunkai ... Até mesmo as técnicas aparentemente óbvias podem
ser enganosas, elusivas. Na verdade, pode haver vários estágios na compreensão
dos aplicativos Bunkai. Com a passagem do ritmo e estudo aprofundado, o Bunkai
pode evoluir para ser a própria simplicidade, ou ser tão complexo quanto o
Karateka que o interpreta.
Sistema operacional desempenhos nas competições de hoje
levam o Kata a uma direção totalmente diferente. Na verdade, parece que estamos
observando um conceito completamente diferente. Existem algumas razões
diferentes para essa tendência.
A lacuna cada vez maior entre o desempenho esportivo e o
verdadeiro Bunkai
Uma das razões, creio eu, é definitivamente o conceito de
esporte que mais e mais Karateka acreditam que o Karatê é. Em vez de treinar
para autodefesa (defesa contra-atacantes/agressores), os Karateka treinam para
lutar entre si, com regras. O distanciamento para o Karatê esportivo - ou
qualquer conflito onde duas partes concordam voluntariamente em participar de
alguma forma de combate - é provavelmente o dobro do distanciamento de um
ataque de um antagonista em uma situação adversa. O fluxo desse tipo de
treinamento é que o Kata passa a ser visto e executado com o mesmo tipo de
distanciamento em mente quando visto do esporte ... Consequentemente, as
técnicas originais e os movimentos corporais são completamente mal
interpretados.
A outra razão cada vez maior entre a realidade
(transferência para o Bunkai realista) e a competição pode ser a campo de
competição de vários estilos. Parece - particularmente no campo de vários
estilos - que o Kata em específico parece dominar: o tipo de exposições
recortadas com pausas melodramáticas super enfatizadas, quase como um tango
marcial. E acho o Bunkai demonstrado em competição por equipes quase cômico em
sua apresentação dramática e acrobática. Uma exposição que tem mais a ver com a
onda e entretenimento do que com a realidade.
Estrutura customizada: para que serve?
Eu entendo os motivos e posso até dizer os motivos que isso aconteceu;
e posso dizer pelos gritos dos espectadores que isso é o que se espera:
entretenimento. No entanto, para mim, e acredito que para o resto da comunidade
do Budo Karatê, tudo parece um pouco encenado, parece uma dança teatral de
Karatê.
Durante a execução do Kata, objetivo é internalizar os tons
de sentimento, a sensação holística dos movimentos e técnicas. Junto com a
compreensão adequada do Bunkai - nessa situação adversa, esperamos que nunca
aconteça - os movimentos e técnicas podem ser adaptados e executados, sem
pensamento ou hesitação. Espere pelo melhor, prepare-se se
para o pior.
De que adianta treinar Kata para situações reais de
conflito? Eu mesmo me pergunto. Descobri que a maneira mais simples de responder
é com uma pergunta: "Pense no Kata como uma espécie de exercício de boxe
de sombra ... Para que serve o boxe de sombra?" Invariavelmente, eles
apenas acenam com a cabeça, com pelo menos um pouco de compreensão. Então, espere
pelo melhor, prepare-se se para o pior.
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